Sobre a World Diabetes Foundation (WDF)

Breve descrição sobre WDF

A WDF (Fundação Mundial de Diabetes) foi criada em 2002 com a visão de ser a catalisadora de mudança na área de diabetes. Nosso objetivo é abrir uma janela de esperança nos países em desenvolvimento enquanto apoiando a prevenção e tratamento do diabetes.


Nós colocamos o diabetes na agenda global através de colaborações com outras organizações. Esperamos que o aumento da conscientização irá expandir os recursos utilizados para enfrentar e reduzir a epidemia.

A Fundação é governada por um conselho de administração composto por sete pessoas sob a presidência do Dr Anil Kapur. As operações diárias são realizadas no escritório da WDF, sob a direção do Dr. Anders Dejgaard, Diretor Executivo.

Como submeter um formulário de aplicação para projetos?

Nosso idioma preferido é o Inglês, por isso, nós lo encorajamos a preencher o formulário de aplicação em Inglês. Se você não for capaz de preenchê-lo em Inglês, alternativamente você pode utilizar o formulário em Português abaixo. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com os nossos coordenadores que falam Português: Bent Lautrup-Nielsen e Jakob Sloth Yigen Madsen.

Como inscrever-se

A WDF financia projetos dedicados à melhoria do tratamento e prevenção do diabetes nos países em desenvolvimento incluídos na lista de beneficiários do Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento OECD (DAC list of ODA). Consulte a lista atual do DAC para mais informações.
 
As propostas de projetos devem ser de propriedade local e formuladas localmente. Os projetos devem fornecer soluções focadas, replicáveis e sustentáveis com potencial para prevenir o diabetes e melhorar a vida das pessoas afetadas pela doença. Os nossos projetos visam três intervenções e seis áreas de foco.
 
Nós financiamos projetos com objetivo de aliviar a pobreza, em conformidade com o Código de Conduta da WDF (Code of Conduct). As propostas de projetos deverão ser sustentáveis e a WDF exige que a organização obtenha um financiamento mínimo para cobrir custos com salários e custos indiretos.
 
Nós não financiamos medicamentos, trabalhos de construção, laboratório de investigação básica, bolsas de viagem pessoais e vários outros custos indiretos. Empecilhos podem surgir relacionados ao financiamento de projetos em países específicos. Para obter uma lista completa de itens não financiados e restrições de cada país, consulte o que nós financiamos.
 

Quem pode candidatar-se

Os candidatos devem ter um histórico de sucesso no âmbito de tratamento e prevenção do diabetes e, ou estarem alinhados com parceiros ou redes locais que tenham um histórico de sucesso. Esperamos que os candidatos, partes interessadas e/ou outros parceiros envolvidos obtenham um financiamento mínimo para suprir parte das despesas do projeto.  Também esperamos que as autoridades de saúde locais do país ou área em questão apoiem ou estejam envolvidas no projeto.

 
A colaboração com associações do diabetes ou grupos similares da sociedade civil no campo da prevenção e tratamento de doenças crônicas são bem-vindas. Para ver exemplos dos nossos projetos e parceiros, consulte Projetos (Projects).

 

Como candidatar-se

As propostas de projetos são submetidas a prazos fixos e apresentadas ao Conselho de Administração para avaliação e decisão.
 
As propostas de projetos devem ser preenchidas através do nosso formulário online de inscrição e de orçamento, de preferência em Inglês. Os formulários de inscrição e de orçamento estão disponíveis em Espanhol, Português e Francês para os candidatos que não são proficientes em Inglês.
 
Veja a nossa página de prazos para obter detalhes sobre quando as propostas  devem ser apresentadas, e quando o Conselho de Administração da WDF irá avaliá-las.
 
A Secretaria da WDF tem sede na Dinamarca e não contrata intermediários, consultores ou representantes similares locais ou regionais no processo de revisão ou aprovação das propostas de projetos. Desta forma os pedidos deverão ser enviados diretamente para a Secretaria da WDF por e-mail.
 
Antes de preencher o formulário de solicitação recomendamos que você visite a nossa página “O que fazemos” (What we do). Cada página sobre áreas de intervenção e de foco inclui documentos relacionados que irão auxiliá-lo a preencher uma proposta nos padrões requeridos. Se você precisar de mais ajuda ou aconselhamento ao preencher os formulários, não hesite em entrar em contato com os coordenadores de projetos da WDF.
 

Após apresentar a proposta

Após o recebimento da sua solicitação, a Secretaria da WDF irá analisar a sua proposta. Se for considerada relevante, a Secretaria irá enviar-lhe perguntas relacionadas à concepção do seu projeto, atividades propostas e orçamento.
 
Todos os candidatos recebem uma resposta da Secretaria, com a decisão sobre a solicitação, no prazo de um mês após a avaliação do Conselho Administrativo.
 
Se a aplicação do projeto é aprovado pelo Conselho de Administração, um Acordo de Parceria do Projeto (contrato) será preparado. O Acordo de Parceria do Projeto faz certas exigências vinculativas para ambas as partes, incluindo as prestações do projeto, gestão financeira e auditoria. 
 
Para saber mais sobre cada um desses requerimentos, consulte Monitoramento e Avaliação (Monitoring and Evaluation).

Leia mais em How to Apply.